terça-feira, 6 de março de 2012

Uma boa notícia.

Em Janeiro de 2012, o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3), que abrange os Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, emitiu um parecer reconhecendo a viabilidade nutricional das dietas vegetarianas. Segundo o documento, estudos científicos comprovam que por meio da alimentação vegetariana e de suas variacções (ovo, lacto e ovo-lacto), com planejamento e, se necessário, suplementação, "é possível atingir o equilíbrio e a adequação nutricional". Além disso, o orgão reconhece que esse tipo de dieta "pode promover o crescimento, desevolvimento e manutenção adequados e ser adotada em qualquer ciclo de vida".
Este reconhecimento, já concedido em diversos outros locais do mundo, foi motivo de comemoração para nutricionistas especializados no assunto. Isto porque embora munidos de pesquisas, eles muitas vezes encontraram dificuldades no exercício da profissão. "Eu já estou na área há 18 anos e em nenhum deles, deixei de enfrentar barreiras por parte da academia", afirma George Guimarães, nutricionista e diretor da Nutriveg, clínica de consultoria em nutrição vegetariana, em São Paulo. Ele explica que as discussões no meio acadêmico eram sempre barradas sob a alegação de que a alimentação vegetariana era inviável. Com o novo posicionamento do CRN, o vegetarinanismo tende a deixar de ser encarado como excêntrico, abrindo espaço para debates.
Os pacientes vegetarianos também podem festejar. "A mensagem para os profissionais é de que se torne capacitados para atender a esse público. Até hoje, a regra entre os nutricionistas despreparados era a de desencorajar o paciente", explica Guimarães. Ele acrescenta que isto pode até estimular mais pessoas a se tornarem vegetarianas, já que muitas delas não adotavam a dieta por temer deficiências nutriconais.


Fonte: Revista dosVegetarianos  Março 2012 Pág 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sempre são bem vindos.