sábado, 11 de agosto de 2012

Não somos os únicos

   

     O que já era evidente agora é confirmado e assinado pela ciência. No dia 7 de julho, um grupo formado pelos mais respeitados neurocientistas da atualidade se reuniu na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, para o Francis Crick Memorial Conference (www.fcmconference.org) Além de apresentarem suas recentes pesquisas relacionadas à consciência, o grupo aproveitou para assinar o "The Cambridge Declaration on Consciousness", um documento que tem como objetivo mostrar para o mundo, principalmente para o universo científico, que os animais, assim como os humanos, têm consciência,
    De acordo com o documento escrito pelo cientista Philip Low, professor da Escola de Medicina de Stanford e pesquisador afiliado ao MIT (Massachusetts Institute of Technology), os animais não humanos têm a neuroanatomia, neuroquímica e substratos neurofisiológicos dos estados conscientes. Ou seja, o ser humano não é o único a possuir os substratos neurológicos que geram consciência. Animais não humanos, incluindo todos os mamíferos e aves, e muitas outras criaturas, também possuem esses substratos neurológicos.
    O documento assinado no dia 7 de Julho pode não ser o início de uma grande revolução, mas é mais um passo em direção à libertação de seres que, assim comos nós são capazes de perceber o mundo à sua volta, sentir; pensar; ter memórias e emoções. Seres que merecem todo o nosso carinho e respeito.

Marco Clivati
Editor da Revista dos Vegetarianos - Agosto/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sempre são bem vindos.